A utilização do concreto em larga escala nas construções é algo comum, por isso é importante saber o que é o FCK do concreto.
Construir exige muito conhecimento e atenção, principalmente em razão das questões de segurança. Tanto na forma de trabalhar quanto nos materiais utilizados, quanto mais se souber, melhor.
Por isso mesmo é preciso entender quanto de material será utilizado e de qual maneira. Isso faz com que as estruturas sejam mais sólidas, o que garante maior segurança para o uso durante o tempo.
O que é FCK do concreto?
A sigla FKC diz respeito a Feature Compression Know, em inglês, algo que pode ser traduzido como a “Resistência característica do concreto à compressão”.
O conceito é útil e imprescindível no momento de se calcular a quantidade de material necessária em relação à estrutura. Cada projeto conta com um FCK do concreto diferente, conforme características.
Assim, a quantidade de concreto utilizado para realizar um pavimento é diferente daquela utilizada em um pilar. Ou seja, cada uma das unidades vai precisar de um cálculo diferenciado.
Mega Pascal
Para fazer os cálculos é preciso entender que a unidade de medida utilizada é o Mega pascal. Assim, para cada Mega pascal há uma resistência à compressão de 10.1972kgf/cm2.
Esse valor é de extrema importância, pois é utilizado em várias fases do projeto. Assim, com as informações corretas é possível definir qual a capacidade de uma edificação para suportar peso.
ABNT
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define uma padronização para alcançar o FCK do concreto ideal. Assim, são necessários testes de precisão, para então conseguir o resultado perfeito.
Assim, é preciso seguir os seguintes passos:
- Uma amostra do concreto deve ser inserida em um corpo de prova com 10×20 cm, em forma de cilindro;
- 24 horas após, a amostra vai para um tanque de cura saturado, em uma sala climatizada, com hidróxido de cálcio;
- 28 dias depois, a amostra deve ser submetida ao teste de resistência;
- O teste consiste na aplicação de uma carga até o limite de resistência;
- O valor que a prensa mostra é dividido pelos cm2 da área total;
- O resultado final é o kgf/cm2;
- Depois, basta dividir o valor do kgf/cm2 por 10.1912 e tem-se o valor do FCK do concreto em Mpa.
Ou seja, assim fica mais fácil entender a capacidade de resistência do concreto e como ele pode ser útil. Cada uma dessas fases é imprescindível para conseguir os valores efetivos e reais nessa situação.
O que influência no valor do FCK do concreto?
O concreto é uma mistura simples de água e alguns aditivos, então o valor do FCK do concreto depende de coisas simples. Assim, basicamente, qualquer alteração nas quantidades influencia.
Dessa maneira é preciso entender os conceitos de consistência ou trabalhabilidade. Assim, isso diz respeito as características físicas do produto, o que influência nos resultados finais do FCK.
Por exemplo, caso aumente-se a quantidade de água, o grau de umidade fica maior, mas, em consequência, perde-se resistência e o valor do FCK do concreto diminui consideravelmente.
Muita coisa pode influenciar a trabalhabilidade, desde o transporte a forma de trabalhar. Então é preciso ficar de olho para não perder capacidade de resistência no caminho.
Tipos de concreto
As medidas de FCK de concreto são diferentes de acordo com o meio onde será instalado. Assim, há nomenclaturas diferentes, de acordo com o tipo de agressividade do local onde será instalado.
Assim, do menos resistente ao mais temos os seguintes tipos:
- FKC 20;
- FKC 25;
- FKC 30;
- FKC 35.
Nesse caso, deve-se pensar no concreto do tipo FKC 20 como aquele mais simples, usado em áreas rurais. Já o FKC 35 conta com maior resistência e é utilizado na construção de edifícios, por exemplo.
Com o crescimento da tecnologia aplicada, é preciso que os profissionais da área passem a utilizar essas informações a seu favor. Com a resistência certa é possível ter construções mais seguras.
Aprenda como fazer o “teste slump” ou teste de abatimento do concreto
Conclusão
Entender o FCK do concreto é muito importante para ter obras mais seguras e eficientes. A tecnologia aplica permite entender a resistência do concreto, pela medida do Mega Pascal.
Além disso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas informa claramente como devem ser os testes. Assim, após 28 dias é possível saber qual o valor do concreto em FCK e suas funcionalidades.
Até mesmo porque existem diversos tipos de resistência FCK e cada uma delas é mais indicada para um tipo de construção. Utilizar o produto certo faz toda a diferença na questão de segurança.
Agora que você já sabe como funciona o FCK do concreto, fica mais fácil fazer uma aquisição ou elaborar um projeto. Trata-se de um ponto de extrema importância e que merece atenção.