Como garantir a segurança da sua fazenda?

Seja uma fazenda, sítio ou chácara, um imóvel na zona rural é um ótimo lugar para um bom descanso e poder reunir a família para ter aquele contato especial com a natureza. Além disso, esses lugares também podem ser locais de trabalho, seja para o sustento familiar, seja para a produção.

Mas já parou para pensar o que você tem feito para proteger sua fazenda?

Segurança sempre foi um assunto amplamente discutido e necessário para o convívio em sociedade. Não é de hoje que buscamos, cada vez mais, métodos para nos sentirmos mais seguros onde moramos ou trabalhamos.

Manter sua fazenda segura exige ainda mais cuidados e investimentos, pois não são só os riscos naturais (referentes à natureza) que podem lhe trazer prejuízos. Há, também, a intervenção humana de má-fé. Tanto em um caso, como no outro, sempre existem formas de prevenção, e aqui citaremos algumas alternativas para lhe ajudar.

Cercas com estacas protendidas

Por mais clichê que possa parecer, cerca ainda é uma excelente opção para proteger o seu imóvel rural. Se forem construídas com um bom material, pode ajudar a evitar a fuga e entrada de animais indesejados, além de oferecer mais segurança para você.

Uma boa opção, sem sombra de dúvidas, são as estacas protendidas. Elas são elementos estruturais, e são instaladas com o efeito do atrito lateral entra a própria estaca e o solo, através de um processo de prensagem, vibração ou percussão.

Sabendo disso, é fácil perceber que a instalação é rápida e eficiente. As estacas protendidas são enviadas já prontas, o que poupa tempo da sua obra. Elas são fabricadas de acordo com a necessidade do cliente e de acordo com o projeto elaborado por um profissional competente.

Você pode se interessar:Estacas de concreto protendida para cerca: Conheça essa solução! 

Contratação de vigia e cachorro

Ter um funcionário fixo responsável pela segurança de sua fazenda pode ser uma excelente alternativa. Ele com certeza conhecerá cada parte da propriedade, e poderá ajudar a prevenir furtos e fugas de animais.

Além do vigia, existem raças de cachorro específicas para ajudar a proteger sua fazenda. O Pastor Alemão, por exemplo, é uma ótima escolha. Eles são rápidos, atentos, e vão sempre avisar caso algo esteja errado, além de atacar qualquer animal que possa entrar na propriedade para estragar a colheita ou machucar outros animais.

Prevenção ao incêndio

Elaborar medidas para evitar os prejuízos de incêndio é uma realidade cada vez mais presente na vida de fazendeiros. Nesse contexto, a estaca protendida pode ajudar a diminuir o impacto de um incêndio em suas terras. Embora ela, por si só, não possa evitar o incêndio, poderá evitar que o fogo se alastre ainda mais.

Essas não vão incendiar, e ainda tornará um pouco mais tardia a propagação do fogo até que medidas sejam tomadas. Além do mais, elas, mesmo tendo contato com a alta temperatura, ainda não se danificarão.

Medidas preventivas

Ainda falando dos incêndios, há mais algumas medidas preventivas que você pode tomar.

Durante o tempo seco, o maquinário que auxilia na colheita, a título de exemplo, pode gerar acidentes e provocar um incêndio. Um bom jeito de remediar essa situação, é utilizar essas máquinas no início da manhã e ao final da tarde, para que o calor delas não esquente demais o mato seco ao seu redor.

Existe também a possibilidade de se construir aceiros. Nada mais é do que plantar vegetação de folhagem menos inflamável, que forma uma espécie de “cortina” de segurança. É uma medida simples e muito efetiva. Caso ocorra algum incêndio, a folhagem verde ajudará a reduzir a propagação do fogo.

A construção de tomadas de água a cada cinco quilômetros, para facilitar a ajuda dos bombeiros, também é uma ótima ideia. Caso seja possível no seu imóvel rural, construir pequenos açudes também ajudará a conter a propagação de um incêndio.

Investir em um bom treinamento para os moradores e trabalhadores da fazenda dará um pouco mais de segurança para a fazenda, pois saber como pedir ajuda, o que fazer e quando executar, pode ser fator determinante para que o incêndio não gere prejuízos muito altos.

Veja também: Como funciona o Cadastro Ambiental Rural na prática? 

Com o que ocorreu na Amazônia neste ano, o assunto se tornou ainda mais relevante, então sempre se mantenha atualizado sobre como se portar em caso de incêndios no seu imóvel. E lembre-se: a prevenção sempre será o melhor caminho.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte