Concreto com gelo combina?

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

Saiba agora quando e como o concreto com gelo pode ser utilizado em uma obra e conheça detalhes deste tipo de procedimento. Acompanhe a leitura. 

De antemão, saiba que a mistura de concreto gera altas temperaturas e isso pode ocasionar alguns problemas que colocam em risco construções de grande porte. 

Para obter uma solução a este problema, existe a opção da utilização de gelo no concreto. Quer saber mais sobre o assunto e sanar todas as dúvidas sobre o tema? Então acompanhe uma matéria completa sobre tal conteúdo. Tenha uma ótima leitura!

Afinal, realmente combina usar concreto com gelo?

Primeiramente, saiba que a utilização de concreto com gelo é relativamente comum em grandes empreendimentos, como para fundações de locais de imensa extensão.

Desse modo, essa prática é usual nas obras de barragens ou até mesmo na construção de pontes.

Nesse sentido, devido à grande quantidade de concreto, é possível usar o concreto gelado na composição da estrutura.

Assim, isso substituirá parcialmente ou totalmente a quantidade de água na hora da confecção do concreto.

Ademais, este tipo de procedimento gera uma redução térmica do concreto. Sob o mesmo ponto de vista, atua na diminuição do calor desde a hora de hidratar os materiais que compõem o concreto. 

Vale a pena ressaltar que existem outros benefícios neste tipo de procedimento. Veja abaixo quais são eles.

Benefícios dessa utilização na sua obra

  • Isso gera alta compactação e fácil aplicação do concreto após a sua hidratação com gelo;
  • Ocorre ainda a diminuição do risco de problemas de fissuração na conclusão da obra.

Contudo, precisamos ressaltar que a decisão sobre a utilização dessa técnica deve ser criteriosamente avaliada pelo responsável da construção.

Afinal, este tipo de procedimento acarreta mais custos ao empreendimento.

Qualquer construção pode utilizar essa técnica?

Ao saber das vantagens da utilização de concreto com gelo numa construção, muitas pessoas desejam realizar esse procedimento em qualquer tipo de obra.

No entanto, conforme comentamos antes, tal técnica não é utilizada no dia a dia da construção civil.

Em resumo, não se realiza este tipo de ação durante a construção de casas ou apartamentos. Dessa forma, na verdade esse tipo de situação é muito comum na hora de realizar grandes empreendimentos, como na construção de grandes pontes ou até mesmo na hora de construir barragens (como no caso da barragem da usina de Itaipu).

Assim sendo, a aplicação do concreto com o gelo resulta no aumento da densidade de uma estrutura, bem como, acarreta drasticamente na diminuição do risco de fissuras. 

Todavia, este tipo de aplicação gera um custo relativamente alto, ou seja, só se justifica tal utilização se for para a realização de uma grande construção.

 

Guia da construção, parte 1.

Não quer usar gelo e concreto? Veja outras possíveis soluções aqui

Ao passo que você sabe o que é e como utilizar concreto com gelo em uma obra, veja abaixo outras possíveis soluções que também geram benefícios para grandes obras e que dispensam a necessidade de inserção de gelo no concreto. Acompanhe a leitura!

1. Nitrogênio líquido

De antemão, saiba que é possível utilizar nitrogênio líquido diretamente no caminhão de betoneira. Isso garante resfriamento do concreto, bem como, oferece os benefícios do resfriamento deste elemento.

Este tipo de técnica é bastante comum em outros países; no entanto, ainda tem utilização bastante tímida no Brasil. 

2. Pós-refrigeração

Já a pós-refrigeração sempre precisa de uma realização feita com bastante cuidado; uma vez que se baseia na utilização de pequenas tubulações dentro das peças de concreto para o seu resfriamento.

Com vistas a garantir a viabilidade e segurança, tal técnica precisa ter execução sempre sob a supervisão de um especialista. 

3. Lançamento do concreto em pequenas camadas

Por último, saiba que também é possível controlar o calor na hora da inserção de concreto em grandes obras lançando-o em pequenas chamadas na construção.

No entanto, este tipo de técnica altera drasticamente o cronograma da obra; mas permite seja observe-se com cautela a temperatura do concreto conforme coloca-o em determinado local.

Ou seja, ocorre o lançamento de concreto de acordo com o limite máximo (de calor) suportado naquela região onde ocorre a construção.

Isso varia muito, afinal, as condições do ambiente como insolação, temperatura e vento afetam diretamente os níveis de dosagem de concreto que terão utilização na obra. 

 

Saiba como guardar cimento fechado.

Para grandes ou pequenas obras: conte com a Concrenorte!

Utiliza-se a técnica de que falamos hoje só é em grandes obras como na fundação de imensos estabelecimentos ou na construção de barragens, etc. 

Porém, seja para grandes ou pequenas obras, a Concrenorte pode te oferecer as soluções ideais na hora de construir!

Atualmente, somos referência em todo o Brasil quando o assunto são obras de altíssimo nível. Contamos com concreto com gelo, produtos para área rural ou até mesmo com estruturas pré-moldadas. Fale conosco e conheça de perto o nosso trabalho!

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×