Diferença entre concreto usinado e concreto batido na betoneira

A maior diferença entre o concreto usinado e o concreto batido na betoneira é o preço. Certo? 

Isso é o que provavelmente diria o seu mestre de obras se você estivesse na dúvida em qual usar para a sua obra e precisasse de uma resposta rápida.

Mas na prática as diferenças vão muito além de preço, e na verdade, nem chegam perto disso. 

Quer saber como escolher um ou outro da forma correta? Leia o nosso material exclusivo e feito por especialistas do Grupo Concrenorte.

Concreto virado na mão

O concreto virado na mão é aquele feito no chão, com as medidas das partes feitas no balde ou na padiola.

Este tipo de concreto é aquele feito no chão, com as medidas feitas no balde ou na padiola.

Se o traço de concreto for medido da forma correta, seguindo a proporção 1:2:3 (1 parte de cimento para 3 partes de areia e 2 de brita), o concreto virado na mão consegue ficar com resistência entre 20 Mpa e 25 Mpa. 

Embora a composição desse material possa se assemelhar muito à dos outros tipos, ele depende muito da experiência de quem está fazendo e para aguentar grandes estruturas não é o recomendado. 

Afinal, você quer segurança na sua obra. 

Dicionário do Pedreiro (Parte 1)

Concreto batido na betoneira

O concreto batido na betoneira é aquele batido na obra onde a ordem da mistura é um pouco diferente da do virado na mão por conta de reações químicas diferentes.

Na betoneira se coloca primeiro a brita e a água que, depois de misturadas recebem o acréscimo do cimento, mais água e só depois areia. 

É muito importante que se preste atenção à consistência do material. 

Apesar de a ferramenta permitir medidas maiores, a composição do material não passa por laudos técnicos e o maior inimigo deste método é a quantidade de água colocada. 

No entanto, muitas vezes se prefere usar este tipo de material na obra por considerarem o concreto usinado (que vamos falar a seguir) mais caro. 

Vamos desmistificar isso agora? 

Concreto usinado

O concreto usinado é aquele concreto feito nas indústrias de concreto. 

Feito em laboratório, ele possui maior controle de mistura, umidade da areia, proporção entre componentes e ainda é o que passa pelo teste de abatimento do concreto ou Teste Slump.

Este teste é o que verifica, na hora em que o concreto chega ao campo de obra, se ele está adequado para ser trabalhado ali.

Além disso, o concreto usinado é o que pode ser utilizado em obras que necessitam de grande resistência a pesos. 

Por isso, o concreto usinado é aquele que tem maior Mpa que o do concreto batido na betoneira. 

Fora isso, as chances de erro são menores, pois esse concreto é destinado para vir pronto e só ser puxado na sua estrutura. 

As maiores diferenças entre concreto usinado e concreto batido na betoneira

  • O concreto batido na betoneira é feito na obra com medidas manuais já o usinado é preparado em laboratório com testes rigorosos;
  • O concreto usinado consegue ser mais barato que o batido na betoneira pois o valor que se paga com o aluguel do caminhão não se gasta com mais mão de obra;
  • As chances de erro são maiores no concreto virado a mão e no batido na betoneira;
  • Concreto usinado recebe teste de adensamento no local da obra e se o corpo da prova for rompido para a resistência contratada, com a Concrenorte você recebe o material só depois do teste de adensamento dentro dos padrões do seu projeto;

Recomendação de especialista

Se a sua obra for de médio porte ou necessitar consumir grande volume de concreto de uma vez. 

Por exemplo, para preencher uma laje. 

Contrate o concreto usinado e exija que ele seja entregue no seu canteiro de obras no período que não pode ultrapassar 1 hora e 50 minutos e assim que ele chegar no local, o concreto deve ser jogado e puxado em até meia hora.

Leia sobre concreto

Para acertar na obra é preciso ter conhecimento e aqui temos material suficiente para você aprender de forma precisa o nível de qualidade com que trabalhamos na sua obra. 

Como é feito o concreto na betoneira.

Concreto usinado.

O que é concreto bombeado?

Peça concreto usinado conosco

Somos referência com mais de 30 anos no ramo da construção civil. 

Na aba Obras você consegue ver mais de nossas obras executadas, que no total foram mais de 1.000. 

Para pedir por concreto usinado com a Concrenorte, basta chamar no chat ao lado ou nos enviar uma mensagem por WhatsApp. 

Nós atendemos as regiões do Norte e Nordeste brasileiros. 

Outras Publicações

×