O que é FCK do concreto?

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

A utilização do concreto em larga escala nas construções é algo comum, por isso é importante saber o que é o FCK do concreto.

Construir exige muito conhecimento e atenção, principalmente em razão das questões de segurança. Tanto na forma de trabalhar quanto nos materiais utilizados, quanto mais se souber, melhor.

Por isso mesmo é preciso entender quanto de material será utilizado e de qual maneira. Isso faz com que as estruturas sejam mais sólidas, o que garante maior segurança para o uso durante o tempo. 

 O que é FCK do concreto?

A sigla FKC diz respeito a Feature Compression Know, em inglês, algo que pode ser traduzido como a “Resistência característica do concreto à compressão”.

O conceito é útil e imprescindível no momento de se calcular a quantidade de material necessária em relação à estrutura. Cada projeto conta com um FCK do concreto diferente, conforme características. 

Assim, a quantidade de concreto utilizado para realizar um pavimento é diferente daquela utilizada em um pilar. Ou seja, cada uma das unidades vai precisar de um cálculo diferenciado. 

 Mega Pascal

Para fazer os cálculos é preciso entender que a unidade de medida utilizada é o Mega pascal. Assim, para cada Mega pascal há uma resistência à compressão de 10.1972kgf/cm2.

Esse valor é de extrema importância, pois é utilizado em várias fases do projeto. Assim, com as informações corretas é possível definir qual a capacidade de uma edificação para suportar peso. 

ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define uma padronização para alcançar o FCK do concreto ideal. Assim, são necessários testes de precisão, para então conseguir o resultado perfeito. 

Assim, é preciso seguir os seguintes passos:

  • Uma amostra do concreto deve ser inserida em um corpo de prova com 10×20 cm, em forma de cilindro;
  • 24 horas após, a amostra vai para um tanque de cura saturado, em uma sala climatizada, com hidróxido de cálcio;
  • 28 dias depois, a amostra deve ser submetida ao teste de resistência;
  • O teste consiste na aplicação de uma carga até o limite de resistência;
  • O valor que a prensa mostra é dividido pelos cm2 da área total;
  • O resultado final é o kgf/cm2;
  • Depois, basta dividir o valor do kgf/cm2 por 10.1912 e tem-se o valor do FCK do concreto em Mpa. 

Ou seja, assim fica mais fácil entender a capacidade de resistência do concreto e como ele pode ser útil. Cada uma dessas fases é imprescindível para conseguir os valores efetivos e reais nessa situação. 

O que influência no valor do FCK do concreto?

O concreto é uma mistura simples de água e alguns aditivos, então o valor do FCK do concreto depende de coisas simples. Assim, basicamente, qualquer alteração nas quantidades influencia. 

Dessa maneira é preciso entender os conceitos de consistência ou trabalhabilidade. Assim, isso diz respeito as características físicas do produto, o que influência nos resultados finais do FCK.

Por exemplo, caso aumente-se a quantidade de água, o grau de umidade fica maior, mas, em consequência, perde-se resistência e o valor do FCK do concreto diminui consideravelmente. 

Muita coisa pode influenciar a trabalhabilidade, desde o transporte a forma de trabalhar. Então é preciso ficar de olho para não perder capacidade de resistência no caminho. 

Tipos de concreto

As medidas de FCK de concreto são diferentes de acordo com o meio onde será instalado. Assim, há nomenclaturas diferentes, de acordo com o tipo de agressividade do local onde será instalado. 

Assim, do menos resistente ao mais temos os seguintes tipos:

  • FKC 20;
  • FKC 25;
  • FKC 30;
  • FKC 35.

Nesse caso, deve-se pensar no concreto do tipo FKC 20 como aquele mais simples, usado em áreas rurais. Já o FKC 35 conta com maior resistência e é utilizado na construção de edifícios, por exemplo.

Com o crescimento da tecnologia aplicada, é preciso que os profissionais da área passem a utilizar essas informações a seu favor. Com a resistência certa é possível ter construções mais seguras. 

Aprenda como fazer o “teste slump” ou teste de abatimento do concreto 

Conclusão

Entender o FCK do concreto é muito importante para ter obras mais seguras e eficientes. A tecnologia aplica permite entender a resistência do concreto, pela medida do Mega Pascal.

Além disso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas informa claramente como devem ser os testes. Assim, após 28 dias é possível saber qual o valor do concreto em FCK e suas funcionalidades.

Até mesmo porque existem diversos tipos de resistência FCK e cada uma delas é mais indicada para um tipo de construção. Utilizar o produto certo faz toda a diferença na questão de segurança.

Agora que você já sabe como funciona o FCK do concreto, fica mais fácil fazer uma aquisição ou elaborar um projeto. Trata-se de um ponto de extrema importância e que merece atenção. 

Guia da construção, parte 1 

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×