O que não fazer com o seu bebedouro de Concreto?

O bebedouro de concreto é uma escolha fundamental quando o assunto é a manutenção da hidratação dos bovinos de sua fazenda. Isso porque eles é a opção mais rentável, uma vez que não vai se deteriorar com o tempo, e é de fácil manutenção.

A hidratação é fundamental para o seu gado, seja o animal criado para a finalidade do corte ou vacas leiteiras. O boi de corte ingere, em média 50 litros de água por dia, enquanto uma vaca leiteira pode dobrar esse consumo. Caso não consigam, podem desidratar e perder peso.

Hoje já se sabe que não é recomendável saciar a sede dos animais em córregos, lagoas ou rios, pois, diferente do que prega o senso comum, mesmo sendo água corrente em alguns casos, pode estar contaminada e deixar os animais doentes. Além de que, em tempo de estiagem, pode não haver água suficiente, e há a questão da preservação ambiental que está cada vez mais rigorosa.

Bebedouro de concreto vale a pena? Entenda porque o Bebedouro de Concreto é a melhor solução. 

No mercado atual não há escolha mais eficaz do que o bebedouro de concreto. Sua base arredondada protege os animais de se machucarem através de cortes e qualquer outra ferida desnecessária. O bebedouro também não se definhará como os de madeira, tendo grande durabilidade, já que toda sua base é de concreto.

Há o fato de que os bebedouros de concreto passam por um processo de impermeabilização, que impede a vazão de água para fora do local e o acúmulo de água no chão. Isso evita a proliferação de bactérias danosas à saúde dos bovinos, bem como possíveis quedas pelo fato do chão se tornar escorregadio devido a lama.

Existem, ainda, inúmeras outras vantagens na compra de bebedouros de concreto para seu imóvel rural. No entanto, agora iremos tratar de algumas coisas que não devem ser feitas com o bebedouro, para que ele possa estar sempre livre de contaminações, seja efetivo e torne as manutenções menos frequentes, além de existirem inúmeras opções e modelos.

Vejamos alguns exemplos não aconselháveis:

 

Instalar o bebedouro em locais inapropriados

Os bebedouros, diferente do que se pode pensar, precisam ser instalados estrategicamente em todo o imóvel onde os animais têm acesso. Bois precisam ingerir muita água durante o processo de ruminação, isso faz com que se alimentem mais, e sua digestão seja facilitada. Mas se, por outro lado, eles demoram muito para encontrar água potável, podem sentir menos fome e não crescer como deveriam.

É importante, também, tomar cuidado com o terreno onde os bebedouros são instalados. Lugares muito íngremes ou argilosos, vão necessitar de um encalço, para que o bebedouro não decline e transborde água.

Leitura indispensável: Tipos de Bebedouro

O não uso de água equivalente ao tamanho do bebedouro

Bebedouro maiores necessitam de mais água, para que ela fique no nível ideal para que os bovinos saciem sua sede. Isso também vale para bebedouros menores, não há a necessidade de instalação de rede de água que force mais água do que sua capacidade suporta. O equilibro é o melhor jeito de cuidar do seu bebedouro.

 

Uso de bebedouro menor do que a demanda

O tamanho e modelo do seu bebedouro de concreto tem que ser ideal para os seus animais. Um bebedouro muito pequeno para uma grande quantidade de animais antecipará as manutenções, além de forçar demasiadamente o sistema de rede de água.

O ideal é procurar um profissional competente para que ele indique o melhor modelo e o tamanho antes da compra.

 

Uso de bebedouro maior que a demanda

O contrário também é prejudicial. Usar um bebedouro maior do que o real consumo dos bois, pode fazer com que se acumule insetos na água, antes que a boia faça a água se movimentar, já que ela não será acionada com a frequência que deveria.

A dica aqui é a mesma: procure um profissional para indicar qual o melhor tipo e modelo para sua propriedade.

Instalação incompleta da rede de água para o bebedouro

Embora alguns não deem a devida atenção à instalação da rede de água que manterá o fluxo de água potável no bebedouro de concreto, é fundamental que seja feita com materiais de qualidade e sejam muito bem instalados. É a rede que controla o fluxo da água desde a base até a bomba que controla o volume de água dentro dos bebedouros.

A instalação é tão importante quanto o bebedouro em si, então fique atento ao projeto de instalação.

Você também pode se interessar: Saiba como funciona redes de água para bebedouros de concreto. 

Se você está interessado em adquirir bebedouros de concreto para sua propriedade rural, entre em contato conosco através do chat de atendimento, teremos o prazer de lhe informar sobre nossos produtos.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte