(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

Pintura e textura: 3 dicas para acabamentos em concreto pré-moldado

 

Pintura e textura: 3 dicas para acabamentos em concreto pré-moldado

 

Toda obra precisa de um bom acabamento para realmente dar-se por completa. A gente vê por aí alguns lugares que, com certeza, não tiveram um acabamento em concreto pré-moldado dos melhores, e esse não é o tipo de resultado que queremos para a nossa obra, não é mesmo? Afinal, se escolhemos o pré-moldado para ser o aliado da obra, é justamente para conseguir os melhores resultados em questão de design e funcionalidade.

Já que você vai evitar muitas dores de cabeça e economizar tempo e dinheiro com esse tipo de concreto, não há necessidade de se estressar com o acabamento em concreto pré-moldado. Ele, também, pode ser um passo simples para a finalização da sua obra. Vamos listar algumas dicas para que a pintura e a textura da obra sejam perfeitas, levando em conta o que você quer e como quer fazer.

acabamento em concreto pré-moldado

1. Tinta

Não são só as paredes em alvenaria que recebem bem a pintura em tinta. O pré-moldado também pode ter esse tipo de acabamento com poucos preparos. O que você precisa fazer:

 

  • – Limpar o “grosso” da sujeira, no caso o pó, pode ser com vassoura ou com escova mesmo
  • – Limpar as manchas, com esponja ou um paninho úmido
  • – No caso de algum buraco ou rachadura, aplique massa corrida
  • – Para deixar a superfície homogênea, lixe a parede
  • – Aplique selador para concreto

 

Agora, é só pintar com a tinta escolhida. Não há um número certo de camadas, já que isso depende da marca.

Veja também: 5 Dicas para comprar o acabamento da sua obra

 

2. Massa

Fazer textura com massa também é uma opção muito popular para paredes, principalmente as externas. A preparação das paredes é basicamente a mesma do item anterior: limpar a sujeira e se livrar dos buracos. Se estiver muito desnivelada, a superfície pode precisar ser lixada também. Pode parecer desnecessário já que a textura ficará por cima, mas isso faz diferença na aplicação da massa. Use um selador branco antes de começar o processo!

Depois, você pode usar massa corrida ou grafiato. Grafiato é feito com algumas pedrinhas minúsculas, que fazem o efeito de ranhuras ficar mais visível ainda. Mas o que vai definir o tipo de desenho ou padrão nas paredes é o equipamento utilizado: rolo, espátula, escova linho ou desempenadeira. Uma boa ideia antes de começar o trabalho é testar o desenho em uma superfície de madeira ou de papelão com a massa escolhida. Assim você não se arrepende do resultado artístico do acabamento em concreto pré-moldado.

 

3. Concreto aparente

Além da tinta e da massa, há ainda uma outra opção de acabamento em concreto pré-moldado que talvez pareça um tanto ousada: a de deixar o material aparente!

Leia Também [ Descubra porque a impermeabilização é tão importante ]

Não, não vai parecer desleixado nem nada disso. Acontece que, para essa opção, é preciso pensar no final desde o planejamento inicial. Isso porque o tipo de cimento vai ser o ponto fundamental para o acabamento. Por exemplo, cimento queimado dá uma impressão bem mais rústica, especialmente se for também aplicado uma camada de cimento em pó antes de a argamassa secar.

Se não for o caso, também dá para optar por uma fachada lisa, com as mesmas preparações feitas nas outras opções, limpeza e homogenização. Até padrões geométricos são possíveis, se você planejar o encaixe dos pré-moldados anteriormente. Tudo vai depender do que você quer, já que o aspecto do acabamento em concreto pré-moldado aparente pode ser bastante sofisticado e moderno, assim como também pode ser rústico. Isso tudo além da vantagem econômica, já que não será necessário gastar com tinta.

Essas dicas são básicas, mas delas podem sair muitas boas ideias. O maior benefício do acabamento em concreto pré-moldado é justamente como ele permite mais tempo e facilidade na hora da finalização. As tintas podem ser de cores variadas, por exemplo (uma só parede de cor diferente das outras é uma grande tendência na decoração de ambientes). A textura em massa não precisa ficar apenas do lado de fora, e pode seguir muitos padrões e possibilidades.

Por fim, a escolha de deixar o concreto aparente também é tão válida quanto as outras. O acabamento em concreto pré-moldado é, portanto, fácil e diversificado – e se apresenta como uma ótima opção estrutural.

Aprenda também: [Entenda a diferença entre cerâmica e porcelanato]

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte